Você sabe o que é simples nacional?
O Simples Nacional é um regime tributário que visa simplificar a questão tributária. Em sua modalidade ele simplifica todos os impostos incidentes em uma única guia, facilitando o pagamento para o empresário, uma vez que ao invés de pagar até 05 boletos diferentes, o pagamento é feito por apenas um boleto, desta forma, quitando todos os impostos em aberto do respectivo mês. Além disso, o Simples Nacional funciona como um benefício, é necessário fazer o pedido para participar dele, e existem requisitos que devem ser atendidos, não, sendo qualquer empresa ou pessoa que pode fazer o ingresso.
Além dos impostos em uma única guia, o empresário conta com alíquotas muito menores quando comparadas com outros regimes tributários, tais como Lucro Presumido e Lucro Real, além do imposto quando se envolve funcionários em folha de pagamento, ou seja, o Simples Nacional pode ser em muitos casos muita vantagem para boa parte das empresas, em outras, precisa ser avaliado todo o contexto para decidir a melhor forma de tributação. Existem algumas dúvidas que os clientes do Simples possuem, hoje daremos dicas de como emitir o extrato do simples nacional em 05 passos.
Tudo sobre o extrato do Simples Nacional.
O extrato do Simples Nacional é um documento fornecido pela Receita Federal que apresenta um resumo das informações fiscais e tributárias de uma empresa optante por esse regime. Esse extrato contém dados sobre os valores devidos e pagos relativos aos impostos unificados pelo Simples Nacional, como ICMS, ISS, IRPJ, CSLL, Cofins, entre outros. Além disso, o extrato do simples nacional apresenta eventuais pendências ou débitos em aberto que a sua empresa possa ter ao longo do percurso. Este documento acabou se tornando fundamental justamente por mostrar um panorama da empresa, onde por ser consultadas diversas informações relevantes.
Listaremos em 05 passos como você pode ter acesso ao extrato do simples nacional, e ter acesso a este documento de grande importância:
- Acesse a página do SIMPLES NACIONAL no portal do PG-DAS-D com o seu código de acesso ou certificado digital.
- Na Aba cálculo e declaração clique em PGDAS-D e DEFIS 2018
- Selecione a opção DECLARAÇÃO MENSAL
- Clique em Consultar declarações e escolha o ano desejado
- Clique no ícone de imprimir na coluna extrato, pronto, este é o extrato
Se você seguir este passo a passo, você conseguirá gerar o extrato do simples nacional, depois é só analisar e ver o que procura.
Como saber se paguei o Simples Nacional?
Manter os impostos pagos em dia é de suma importância para a saúde financeira de uma empresa, principalmente, quando ela faz parte do simples nacional, onde as pendências podem fazer com que a empresa tenha este ‘benefício’ excluído ao final do ano. Isto mesmo, caso você tenha débitos ao longo do ano, a Receita Federal manda uma carta informando a possibilidade de exclusão e caso a situação não seja resolvida, isto é, os débitos em aberto quitados, sua empresa sairá do Simples, tendo que ir para o regime normal, onde os impostos são muito mais altos, o que infelizmente pode decretar o fim de muitas empresas. Por isso a importância de fazer o acompanhamento da sua empresa, utilizando as ferramentas disponíveis, bem como ser acompanhado por um contador especializado.
Existem duas formas mais fáceis de acessar o relatório de pendências e verificar essas dívidas em aberto, e da mesma forma de acesso, utilizando o código do simples ou certificado pelo PGDAS-D ou através do ECAC com o certificado da empresa.
Segue o passo a passo para ambas as formas:
Acesso via Simples Nacional
Opção PGDAS-D
– Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional
– Acesso via certificado digital ou código de acesso;
– Opção “Débitos”;
– Depois, selecione a alternativa “Consultar/Gerar DAS”, em que será possível conferir a lista completa dos débitos da empresa junto à Receita Federal daquele período consultado.
Acesso via e-CAC
– O acesso poderá ser via código de acesso ou pelo certificado digital;
– Opção – “Pagamentos e Parcelamentos”;
– Opção “Consulta Comprovante de Pagamento – DARF, DAS, DAE e DJE”;
– Selecione a opção “DAS” e acesse a lista que contém todos os seus pagamentos.
Desta forma, você conseguirá consultar suas pendências, além de conseguir obter o extrato do Simples Nacional.
Como uma contabilidade pode me ajudar?
Se você está pensando em abrir sua própria empresa, ou se já tem um negócio em funcionamento, mas precisa de suporte na área contábil, convidamos você a conhecer os nossos planos. Nosso objetivo é ajudar empreendedores como você a alcançarem o sucesso nos negócios, fornecendo serviços personalizados que atendam às suas necessidades específicas. Com anos de experiência e conhecimento especializado em contabilidade para simples nacional, nossa equipe de especialistas pode ajudar você a navegar pelo mundo burocrático dos tributos e facilitar a abertura da sua empresa.
Ao trabalhar conosco, você pode ter a certeza de que sua empresa está em boas mãos. Oferecemos uma ampla gama de serviços, além da abertura de empresas, planejamento tributário, fechamos a sua contabilidade mensalmente, bem como sua folha de pagamento, e mantemos sua empresa em dia com todas as obrigações, tudo isso com um atendimento humanizado, e fala a sua língua. Importante frisar que todos os nossos direcionamentos e atuação estão conforme a lei, logo, mais uma vantagem é a tranquilidade de saber que não terá surpresas negativas, pois uma contabilidade de verdade sabe o que está fazendo, enquanto você poderá focar no que você realmente sabe fazer, enquanto sua empresa cresce cada vez mais. Entre em contato conosco e realize a abertura da empresa de maneira facilitada.