Advogado, profissão e motivação
Quando ainda criança, perguntado sobre qual profissão exercer, muitas falam em ser médico, veterinário, mas a cada 10, pelo menos uma vai falar que gostaria de se tornar advogado(a). Alguns são motivados pelas influências dos pais, ou por alguém da família, outros por filmes onde os profissionais da área roubam a cena, ou até mesmo como algumas crianças dizem, assim como policial, advogado prende bandidos, mal sabendo elas, que em algumas das situações, eles acabam soltando. Independente de qual motivação te fez se tornar advogado, existe um extenso leque de atividades que podem ser exercidas, não é atoa que o curso de direito é um dos mais numerosos do país, com milhões de formações e salas lotadas por todas as universidades do Brasil. Alguns que se formam, tem o sonho de tribunal, outros apenas para prestar concurso público, outros para serem juízes, promotores, delegados, entre outras possibilidades, mas além de todas estas maneiras de atuação, existe uma que acaba sendo uma dúvida para boa parte dos recém formados. Advogado por ter CNPJ?
Maneiras de obter CNPJ para advogado
Já nos antecipando e respondendo esta pergunta, a resposta é sim! Se você é advogado, e gostaria de saber informações sobre uma empresa advocatícia, você está no lugar certo. Existem atualmente duas formas de ter um CNPJ como advogado, a primeira é abrindo uma sociedade advocatícia, onde você e pelo menos mais um sócio darão início a caminhada empreendedora, ou uma empresa unipessoal, onde você poderá seguir sozinho.
Realizar a abertura de uma empresa de advocacia, seja lá qual for a modalidade, por outro lado, não é algo tão fácil, diferentemente de uma empresa tradicional de outro ramo, uma empresa que envolve atividades jurídicas necessita de autorização da OAB. Sendo assim, um dos primeiros passos para realizar a abertura de CNPJ para advogado, é fazer o registro no conselho da profissão. Após isso, fazer os trâmites necessários e sequenciais perante a junta comercial do estado e receita federal.
Vantagens e desvantagens de um CNPJ para advogado
Mas por que abrir um CNPJ para advogado? Você já pensou em todas as vantagens e desvantagens? A primeira vantagem sem sombra de dúvidas é a respeito da tributação, pois dependendo de quanto você faturar, estará sujeito a ser tributado em até 27,5% de imposto de renda, quando com um CNPJ através dos benefícios do simples nacional, você poderá pagar por volta de 4% a 4,5%, ou seja, uma diferença gigantesca. Uma outra vantagem é que ao abrir o CNPJ você poderá emitir notas e prestar serviços a empresas, que agindo dentro da lei exigirá a emissão, além de poder participar de licitações, ter maiores vantagens em empréstimos e financiamentos em banco, programas do governo e uma contabilidade que poderá te guiar ao longo do caminho. Inclusive, existem empresas pagando maiores salários aos advogados que aceitarem atuar como PJ, pois com isso, as empresas economizam com tributos referentes à contratação de funcionários de acordo com a CLT, podendo oferecer salários mais atrativos a quem aceitar atuar desta forma.
O primeiro passo, é identificar qual será a sua forma de atuação para avaliar as vantagens do CNPJ no seu caso. Como as empresas que deixam de contratar CLT, ao longo do ano não pagarão mais FGTS, 13º salário, férias entre outros tributos, se torna vantajoso para ela pagar um salário mais atrativo e manter o advogado como PJ trabalhando, por outro lado o advogado recebendo um salário melhor acaba aceitando e desta forma, muitos advogados com CNPJ estão migrando para este modelo de trabalho. Para abrir um CNPJ, o ideal é que o profissional de direito busque uma contabilidade especializada, seja lá por qual motivo seja o desejo de realizar a abertura, isto acontece porque somente um contador poderá auxiliar e mostrar os cenários possíveis, mostrando todas as possibilidades tributárias, financeiras e demais impactos que devem ser previstos antes de fazer qualquer tipo de escolha.
Busque uma contabilidade especializada
Abrir uma empresa e administrá-la não é tão fácil quanto pensam, existem milhares de responsabilidade, que devem ser observadas, planejadas e executadas, para que o sonho de empreender não se torne um pesadelo, portanto, se você deseja ser um advogado com CNPJ ou deseja apenas saber como funciona para um advogado ter um CNPJ, busque uma contabilidade especializada, mas não se esqueça de ter foco e entender o mercado, para que futuramente suas escolhas encaixem com as suas vontades, pois existem vantagens e desvantagens em tudo na vida, e quanto mais nos planejarmos e entendermos o momento que estamos vivendo, fica muito mais fácil optar pelos degraus que nos levarão até os nossos sonhos. Hoje mesmo vá até uma contabilidade especializada e conte todos os seus planos, podemos dizer que o contador é o psicólogo dos empresários, desta forma, somente falando tudo o que desejar, que o contador poderá avaliar se é viável ou não. Além disto, para um advogado ter CNPJ, ele precisa estar ciente de toda burocracia necessária, logo, é importante estar preparado e ciente de tudo que envolva o caminho empreendedor.