Cartão de crédito e a fiscalização

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Indice

Cartão De Crédito E A Fiscalização 5 - GG Contabilidade

O cartão de crédito como método de pagamento

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento que fazem mais sucesso entre os brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo SPC apontou que mais da metade da população utiliza este meio de pagamento, aproximadamente 53%. O uso do cartão de crédito em alta escala, se baseia nas facilidades que o modelo de pagamento apresenta, tais como o próprio crédito concedido, que te permite adiantar compras e pagá-las de maneira posterior, possibilidade de parcelar e a aprovação instantânea, diferente de boletos que demoram a compensar.
De olho nesta popularidade de uso em meio à população, a Receita Federal traçou estratégias para aproveitar este método de pagamento, no intuito de fortalecer a luta contra a sonegação de impostos. Entenda como os mecanismos da Receita Federal recebem os dados da transação financeira e toda a relação entre o uso do cartão de crédito e a fiscalização sobre a modalidade.

Cartão de crédito e a fiscalização - Contabilidade Digital para todo o Brasil | GG Contabilidade

O cartão de crédito é um herói ou vilão?

Tudo depende da forma que é utilizado, se você for uma pessoa organizada e souber aproveitar as vantagens que ele oferece, com toda certeza a utilização trará benefícios e conforto no momento do uso. Mas se você não for uma pessoa controlada, que se preocupa apenas em gastar e depois procura um jeito de fazer o pagamento da fatura, realmente o cartão pode se tornar um grande vilão. A mesma coisa acontece com os empresários, pois quando os clientes pagam em cartão de crédito, o valor da venda geralmente entra alguns dias depois na conta da empresa, sendo necessário fazer uma gestão financeira mais apurada, para que não seja surpreendido em uma eventual falta de dinheiro no caixa, o que pode afetar alguns procedimentos internos, inclusive a reposição de mercadorias vendidas.
Se você faz uso consciente, se programando e se planejando para realizar o pagamento, o cartão de crédito pode ser um herói que ajuda demais no dia a dia, inclusive existem sistemas de pontos que fazem essa vantagem ser maior ainda, com benefícios em prêmios como viagens, hospedagens e alguns produtos na troca. E para os comerciantes e prestadores de serviço que aceitam cartão, o número de vendas aumenta consideravelmente, pois a maioria das pessoas quando usam o cartão de crédito, tendem a gastar mais do que quando utilizam o débito.

Cartão de crédito e a fiscalização - Contabilidade Digital para todo o Brasil | GG Contabilidade

Leia também: PagSeguro e a Receita Federal

O que a receita sabe das minhas compras no cartão?

O fato das pessoas utilizarem cartão de crédito é muito bem aproveitado pela Receita Federal na árdua tarefa de lutar contra a sonegação de impostos, que acaba sendo uma prática extremamente comum, mas se trata de um crime. Por meio do faturamento de cartão, a Receita consegue obter algumas informações, como, por exemplo: mensalmente as operadoras de cartão são obrigadas a enviar um relatório financeiro com os montantes mensais, desta forma fica mais fácil de cruzar as informações e verificar distorções em valores apresentados em imposto de renda, simples nacional, enfim, diversas receitas declaradas que acabam sendo de fato inferiores que as recebidas, assim como as compras realizadas em valores não comprovados.
Uma das dúvidas que são comuns entre as pessoas, é sobre o que é possível a receita saber em relação às transações realizadas por cartão de crédito, pois, na verdade, diferentemente do que é dito, a receita não tem a informação detalhada de qual produto e quanto foi pago, mas sim do montante comprado ou recebido em cartões por mês, através da DECRED, que é a obrigação informativa enviada mensalmente, como dito anteriormente. Ou seja, a receita não sabe o que você compra, pois há respaldo da lei de sigilo bancário, porém caso o valor chame a atenção, existe a possibilidade de ser solicitado a quebra deste sigilo, correndo o risco de possivelmente você ser chamado para prestar esclarecimentos.

Cartão de crédito e a fiscalização - Contabilidade Digital para todo o Brasil | GG Contabilidade

Como evitar problemas com a Receita Federal?

As pessoas físicas e jurídicas que não querem ter problemas com a Receita Federal, deverão emitir todas as suas notas fiscais de maneira correta, assim como todos os documentos referentes às movimentações financeiras, pois desta forma, o valor declarado será o mesmo que recebido e todos os gastos terão respaldo de origem legal. Além disso, declarar o imposto de renda de maneira correta bem como todos os seus lucros, deve se tornar um hábito, pois no cruzamento de informações, muitas pessoas acabam caindo em malha fina, chamados para esclarecimentos, que caso não tenham fundamento, serão acompanhados de multas e sanções baseado nos valores que apresentarem diferença.
Uma das formas que auxiliam na gestão financeira, é contar com programas que organizem os pagamentos, recebimentos e demais transações, pois fica mais fácil fazer os acompanhamentos diários, semanais e mensais, tendo registrado toda a movimentação, facilitando o dia a dia e dando uma visão geral. Quanto mais organizado, menos problemas e erros acontecerão, isso é em todos os âmbitos da vida e com sua empresa não é diferente. A Receita Federal não é nenhuma vilã, ela apenas quer garantir que o governo federal irá recolher o máximo de tributos, e cabe a ela fazer a fiscalização, evitando que haja desvios, sonegação e fraudes.

 

Quer evitar problemas com a Receita Federal? Chame a GG e te ajudaremos! 

 

Categorias
Arquivos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - GG Contabilidade

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado
Como Maricá era vista antigamente     O mercado imobiliário…
Cresta Posts Box by CP

Olá! Prencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp