Entendendo o mercado
Em um mundo extremamente globalizado, com as novas tecnologias, houve uma diminuição do tempo e espaço, uma vez que a internet dominou o cenário mundial, conectando tudo e a todos. Em praticamente tempo real, conseguimos obter notícias sobre vários países, cotação das bolsas de valores, preço das commodities, inclusive tudo está tão conectado, que uma notícia interfere diretamente no preço das ações, produtos e serviços, que sofrem consequências mesmo quando aparentemente não possuem ligação, mas no mundo atual, quase tudo se conecta. Por exemplo, o protesto dos caminhoneiros aqui no Brasil, que teoricamente seria apenas um problema local, impactou diretamente na mesa dos europeus e asiáticos, pois devido à parada de circulação rodoviária, os produtos não chegaram aos portos para serem exportados a essas regiões, que gerou um efeito bola de neve, pela falta de alguns produtos o consumo de outros aumentaram gerando escassez, que de acordo com a lei de oferta e procura, repercutiu em aumento de preço na grande maioria dos produtos, que por sua vez fez com que a moeda perdesse valor e a bolsa despencasse. O Mercado globalizado funciona exatamente desta maneira, tudo e todos conectados, a famosa economia em rede, onde uma ação gera reação em cadeia, de maneira positiva ou negativa, dependendo apenas do dia a dia do nosso cotidiano atual. Dentre os comércios e prestadores de serviço, existe a figura do consumidor, que decide onde comprar, onde consumir e o que consumir, sendo disputado, por diversas estratégias, e se você não sabe como lidar com a concorrência, pode sair prejudicado dessa grande relação.
Gestor, clique aqui e venha para a melhor contabilidade digital
Conheça os seus concorrentes
Tão importante quanto olhar para si, é entender como funciona tudo e todos que nos rodeiam, pois isso faz com que seja mais precisa uma definição estratégica para seguir. Se você olha ao redor e enxerga que seus concorrentes, por exemplo, não prestam um bom atendimento, automaticamente já se sabe que para se diferenciar dos demais, o seu atendimento deve ser diferente do deles, ou seja, um ótimo atendimento. Isso acontece com a maioria das coisas, ao observar a concorrência você conseguirá entender quais são os pontos positivos e negativos, desta forma fica mais fácil entender o que deve ser aperfeiçoado, mudado ou até mesmo o que ser implementado. Se o seu concorrente, por exemplo, tem preços melhores que os seus em determinados produtos, você sabendo disso, consegue pensar em maneiras de ficar competitivo diante dele, pois algumas vezes, não será possível diminuir a margem de lucro para se igualar ou ficar com o preço mais barato, e nem sempre mexer no preço é o certo a se fazer, mas existem outras soluções que podem ser feitas para não ficar para trás. Como lidar com a concorrência, acaba sendo um jogo onde não é somente sobre ter informações, mas sobre que estratégia você define sobre o que você sabe. Se você possui informação relevante que impacta diretamente nos seus resultados e decidir não agir, ou tomar atitudes erradas, pode ser que acabe dando mais uma vantagem aos que te cercam, por isso o ideal é agir de maneira planejada.
Como agir de maneira estratégica perante a concorrência
Como dito acima, uma das coisas mais importantes depois de procurar obter informações e conhecer a concorrência, é saber o que fazer com essas informações, pois caso se tome estratégias erradas, pode ser que você abra margem para ficar para trás no que tange o mercado. O ideal é sempre tomar atitudes pensadas e usar o tempo como aliado, se apressar nem sempre é a melhor opção e muita das vezes pode fazer com que você se equivoque em determinadas atitudes, então, todo passo deve ser pensado, testado e depois executado. Outro importante conselho é evitar a guerra de preços, pois existem outras maneiras de você reverter positivamente a aparente desvantagem neste quesito, como, por exemplo, oferecer uma experiência de compra incrível ao seu cliente, onde ele se sente a vontade, é bem tratado, respeitado, em um ambiente próspero e confiável, desta forma a chance dele retornar e entender o valor do seu trabalho é gigantesca, fazendo com que ele prefira pagar mais caro com você, pois sabe de todos os atributos vantajosos, do que mais barato com o concorrente com menos valor agregado na experiência de compra. Além disso, a guerra de preços pode desvalorizar o seu produto, e por consequência desvalorizar outros que podem ser do mesmo gênero ou família, o que irá impactar no posicionamento da sua marca no mercado e também no financeiro de sua empresa. O ideal de como lidar com a concorrência, é entender que existem várias ‘chaves’ e que muita das vezes não é necessário que se tomem atitudes bruscas ou impensadas, e que pequenos movimentos traçados estrategicamente, pode ser uma dessas chaves que farão grandes transformações com pequenos impactos e sem sombra de dúvidas uma delas é o respeito.
É possível ter uma boa relação com seus concorrentes
Concorrente não significa ser inimigo, muito pelo contrário. Trata-se de pessoas como você, que estão na batalha do dia a dia para ter uma vida melhor, e pela vontade do destino, acabou por estar na mesma área, na venda de determinado produto ou prestação de serviço, por isso a melhor forma de relacionamento com a concorrência assim como em qualquer âmbito da vida se dá pelo respeito. Existem muitos casos em que concorrentes se tornam verdadeiros colegas, se ajudam e prosperam juntos, salvando um ao outro em determinadas situações, como, por exemplo, emprestando inclusive material para que uma venda seja concluída, dividindo lotes de compras para garantir preços melhores que os demais, entre tantas outras possibilidades. Aquele papo de concorrência desleal, vingança, competição exacerbada, infelizmente também existe, mas a maioria fica para filmes e seriados, pois na vida real o melhor caminho a seguir é o da cordialidade e respeito mútuo. Como falamos muito em estratégia e de como existem diversas estratégias para serem decididas, podemos dizer que inclusive uma delas, é ter uma boa relação com seu concorrente, pois é muito melhor e torna-se até mesmo menos um problema para ser resolvido, pois uma coisa é ter que pensar em se planejar comercialmente, outra é ter que se preparar para uma guerra, onde em qualquer momento pode ser que surja algo extremamente prejudicial, indevido e às vezes fora da lei. Como lidar com a concorrência se torna um exercício constante, de aprendizado diário, paciência, estratégia e principalmente jogo de cintura.
Leia também: Segredo do sucesso para o empreendedor