Analisando friamente, como o marketing caminha ao lado da contabilidade, parecem ser mundos completamente diferentes. Um todo burocrático, baseado em leis que mudam a todo tempo, envolvendo empresas e a tributação extremamente complicada como a brasileira, onde se enxergam o contador naquela figura atrás de pilhas de papéis e carimbos, enquanto no marketing trabalhadores risonhos, despojados, cheios de ideias e iniciativas, como se tudo fosse ‘mil flores’, sem prazos e sem preocupações. As pessoas que hoje em dia ainda possuem essa imagem estão completamente enganados, isso porque o tempo muda todas as coisas. A contabilidade avançou muito de acordo com a tecnologia, obviamente nem todos os contadores e escritórios conseguiram se modernizar, mas as possibilidades são enormes para aqueles que buscam conhecimento e investimento. Pelo lado do marketing as tecnologias e as redes sociais criaram ainda mais oportunidades, as informações agora necessitam de muito menos tempo para chegar ao cliente final, e a responsabilidade sobre cada marca se tornou muito maior.
Afinal, como o marketing caminha ao lado da contabilidade? Por vivermos em um mundo extremamente conectado, tudo ficou muito mais intenso, uma campanha de marketing que acerta na mosca e realiza um ótimo trabalho é divulgada aos montes, compartilhada até que todas as pessoas escutam falar pelo menos uma vez no assunto, e ao mesmo tempo que esse potencial acontece de maneira positiva, basta uma ‘escorregada’ para aquela marca ser ‘cancelada’ e todo um trabalho ser jogado no lixo, até que as desculpas sejam aceitas. A responsabilidade que um marketeiro tem que possuir nos dias de hoje é muito maior, em contrapartida o profissional de marketing é muito mais valorizado do que antigamente. Hoje as pessoas, por estarem inseridas nesse contexto tecnológico, conseguem entender e detectar o quão forte é o trabalho do marketing para disseminar marcas, pessoas, projetos, imagens, entre tantas outras possibilidades.
Analisando a experiência tecnológica pelo lado contábil, as mudanças foram intensas, sabe a pilha de papel que falamos no começo do texto? Ela só existe em contabilidades que não buscaram se desenvolver. (fica até uma dica: ao buscar uma contabilidade examine o ambiente, se estiver tomada por papéis, fuja imediatamente), pois neste setor a influência tecnológica rompeu barreiras de verdade. Antigamente o cliente precisava mandar todas as notas fiscais, despesas e tudo aquilo relevante a contabilidade pessoalmente, para que fossem lançados um a um, desta forma, o acúmulo de papéis e tempo perdido em cada atividade era aterrorizante. Existiam setores inteiros apenas de digitalização de documentos, o que hoje foi completamente substituídos pelas ferramentas contábeis, que não se faz mais necessário que o cliente entregue qualquer tipo de papel, como também não precisa mais se preocupar com envio de informações, que agora são puxadas diretamente da receita federal e apuradas pelo contador.
Hoje esses dois mundos se conectam, fazendo com que o marketing seja um dos principais aliados das empresas de contabilidade, pois ao mesmo tempo que a tecnologia rompeu barreiras, a contabilidade hoje consegue clientes em todos os cantos, sem limitação geográfica, e para que isso seja possível, somente com trabalho duro e estratégias de marketing, para fazer com que a marca atinja lugares que anteriormente não seria possível.
Hoje uma empresa de contabilidade que realmente se importa com seu cliente, investe em tecnologias que oferecem conforto, segurança e velocidade ao seu cliente, mas como fazer com que o cliente saiba de toda sua capacidade e existência? Através de campanhas que visam atingir o público alvo e cativar de maneira especial.
O Marketing é uma necessidade que todas as empresas precisam enxergar como oportunidade para crescimento, enquanto a contabilidade é uma obrigação daqueles que querem andar dentro da lei, seguindo as normas brasileiras, se resguardando e realizando os pagamentos e cumprimentos de maneira correta. Pois somente um contador especializado saberá agir em determinadas situações e fará com que você não tome multas nem sanções por não estar realizando o pagamento de impostos devidos. O papel do marketing é levar soluções às pessoas que às vezes sequer sabem que precisam, é vender um produto ou serviço para aqueles que nem querem comprar, portanto esses dois segmentos juntos se potencializam e mostram aos clientes verdadeiras vantagens. Hoje a contabilidade que não abraça o marketing tem prazo de validade, e as que não investem em tecnologia, já morreram e só falta enterrar.