Contabilidade para Médicos

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Indice

Medico 001 - GG Contabilidade

A contabilidade para médico, sempre foi um assunto importante discutido entre os profissionais de saúde, cuja preocupação é pagar menos impostos, ou, pagar dentro do percentual que exige as leis sem prejuízo ao seu estilo de vida.

Muitos médicos acabam na dúvida se precisam ou não abrir uma clínica médica legalizada, ou, se a prestação de serviços acontecer em hospitais ou qualquer outra empresa de saúde, se não seria melhor, nesse caso, também abrir uma pessoa jurídica, já que todos os impostos seriam pagos por ela, sendo possível reduzir a carga tributária. Hoje em dia, algumas clínicas e hospitais já exigem a apresentação de uma pessoa jurídica para contratação dos serviços médicos.

Os médicos empreendedores devem refletir e fazer comparação entre os valores totais recebidos e os impostos a pagar como pessoa jurídica e como autônomos.

Os médicos que trabalham como profissionais liberais serão tributados de acordo com a tabela de Imposto de Renda Pessoa Física e nesse caso não precisarão contratar os serviços de assessoria contábil, porém, seria uma economia que não valeria a pena, já que os impostos a pagar serão bem maiores do que se fosse uma pessoa jurídica.

Optando por abrir uma empresa, o primeiro passo é escolher uma boa empresa de contabilidade, especializada em “contabilidade para médicos”, que lhe dará toda a assessoria, começando com um bom planejamento tributário.  Além do Lucro Real e do Simples Nacional temos o Lucro Presumido, do qual é necessário um estudo para averiguar, qual tributação se encaixa mais no seu perfil.

Médico, precisa de uma boa contabilidade? Não perca tempo e venha para a GG!

 É mais vantagem abrir uma empresa?

Contabilidade para medico

O médico deve analisar os impostos como pessoa física e como pessoa jurídica calculando os valores nas duas formas de trabalho.

Como pessoa física, o médico pagará o Imposto de Renda Pessoa Física podendo chegar ao máximo das alíquotas de imposto de renda, que é de 27,5% sobre a receita anual. Poderá pagar o Carnê-Leão deduzindo algumas despesas tais como, aluguel, salários entre outros, mas se comparado com uma empresa, com certeza não é mais vantajoso.

Como pessoa jurídica, o médico também pagará os tributos sobre o valor da receita, mas as alíquotas serão bem menores do que as da pessoa física. Junto com a empresa de contabilidade, o médico poderá verificar qual a opção mais rentável para o seu negócio.

Abrir uma clínica médica: por onde começar

contabilidade para medico

O primeiro passo para abrir uma clínica médica é procurar uma contabilidade para médicos, que cuidará de todos os processos burocráticos, o que resulta em mais tempo para o empreendedor poder fazer o que sabe e gerar renda para a empresa. A escolha pela modalidade de empresa a ser constituída, que poderá ser uma sociedade simples, limitada, individual ou EIRELI, dependerá dos interesses do médico.

Essa escolha dependerá de como o profissional irá trabalhar, se sozinho ou associado a outros médicos, ou até mesmo com profissionais de outras áreas, mas que estejam ligadas a medicina.

Ao escolher legalizar uma empresa, é preciso fazer o registro da mesma em todos os órgãos: Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, Receita Federal, Prefeitura Municipal, Conselho Regional de Medicina, entre outros.

Quanto a empresa deve pagar de imposto mensal?

contabilidade para medico

O valor a ser pago mensalmente pelo empresário, vai depender diretamente do modelo de negócios dele, havendo uma grande disparidade de custo com impostos entre os pequenos e grandes empresários.

As opções tributárias disponíveis em nosso país, são apenas 3, sendo ela o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Como o lucro real necessita de um faturamento muito acima da média para o segmento, falaremos apenas do Simples Nacional e do Lucro Presumido.

Cada modalidade tem suas próprias características, das quais são necessárias enquadrar as informações da sua empresa em cada uma delas, e fazer uma análise de qual vai ser a melhor modalidade para o seu negócio.

Escolhendo a opção do Luro Presumido, o médico deve pagar uma alíquota na casa dos 11,33% sobre o faturamento e o ISS, que varia com a legislação de cada prefeitura. Esse percentual está incluso todas os impostos 

Escolhendo o Simples Nacional, a primeira alíquota é de 15,5% sobre o faturamento, onde está incluso todos os tributos federais, inclusive o ISS.

O endereço residencial pode ser utilizado para o médico abrir sua empresa?

Contabilidade para medico

Para médicos que prestam serviços para hospitais e empresas, é possível manter o endereço residencial para a sua empresa. Porém, se o caso é a abertura de uma clínica particular, necessitará de todas as obrigações cumpridas que exigem a legislação.

Se você é um profissional médico e pretende abrir uma empresa, procure uma contabilidade para médicos que atenda às suas necessidades.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com a gente! 

Categorias
Arquivos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - GG Contabilidade

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precificação para arquitetos

  Arquitetura e suas possibilidades Uma empresa de arquitetura é uma empresa especializada em uma variedade de serviços relacionados ao planejamento, design e construção de

Recomendado
Muitos empreendedores fogem das questões mais técnicas da contabilidade, na…
Cresta Posts Box by CP

Olá! Prencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp