Independência, esta é a palavra-chave que norteia todos aqueles que já pensaram ou pensam em empreender. Ser seu próprio chefe, chegar a hora que bem entender, não receber ordens, ter o poder de decisão e fazer exatamente o que se deseja, é algo que desperta o interesse de milhares de pessoas ao redor do mundo. Além disso, a possibilidade de lucros sem limites, crescimento da marca e consolidação no mercado, certamente traz motivação e força de vontade para que se trabalhe cada vez mais para obter os melhores resultados.
Todas essas vantagens devem ser medidas e avaliadas, pois praticamente em tudo que conhecemos o exagero não é o melhor caminho, podendo ocasionar erros ao empreender que muita das vezes podem ser o motivo de encerramento da sua empresa, ou até mesmo aprendizado para que não se repitam e assim a empresa cresça mais forte.
Vantagens na medida certa
Todas as vantagens, como dito acima, levam as pessoas a seguirem o rumo do empreendedorismo, mas não pense que é algo fácil, muito pelo contrário. Empreender é algo que no começo demanda tempo, na maioria dos casos envolve investimentos e também exige comprometimento. O fato de você poder fazer seu horário, não receber ordens é totalmente atrelado ao seu lucro, pois caso você queira trabalhar apenas uma hora por dia, seu negócio estará captando recursos apenas neste período. Por exemplo, você abre uma barraca de cachorro-quente, e pretende abrir apenas no horário de 20:00 às 21:00, você somente fará vendas neste horário, o que talvez não será vantajoso, agora se você abrir por um período maior de horas como, por exemplo, de 19:00 às 23:00, certamente receberá um fluxo maior de clientes, logo, preguiça e empreender são palavras que jamais irão combinar.
Todas as suas escolhas irão impactar diretamente no rumo do seu negócio, a responsabilidade neste momento está toda em você, ao mesmo tempo que não há um limite de faturamento, também não existe um mínimo garantido, então, principalmente no começo, é exatamente a hora de arregaçar as mangas e ir com foco total no trabalho, pois a maioria das vantagens começam a surgir, depois que o negócio está de fato consolidado e os erros ao empreender comecem a ser superados e minimizados.
Venha para a GG! Aqui temos o melhor serviço na medida certa!
Lidando com os erros
Abrir um negócio é algo que demanda atenção, cuidados e tomadas de decisões. Deve-se analisar um conjunto de fatores como localização, público alvo, ramo de atividade e custos envolvidos, quanto mais estudo e análise forem feitas, menor o risco. Não existem negócios sem riscos, sempre o que pode ser feito, são procedimentos que minimizem o risco com a finalidade de melhoria contínua. Erros ao empreender, ainda mais no início, são algo extremamente comuns, a diferença é exatamente o tipo de erro e as repetições do mesmo. Errar é aprendizado, oportunidade de melhoria e chave para que aquele passo seja superado, portanto, ao cometer um erro, não se culpe, trabalhe para que não aconteça novamente e tente sempre se antecipar aos problemas.
Uma empresa organizada, com processos bem definidos e objetivos claros, possui muito menos chance de cometer erros do que uma empresa desorganizada. Parece algo bem óbvio, mas muitos empreendedores acham que o negócio, em um passe de mágica, irá crescer e deixá-los em uma situação confortável, porém se você não trabalhar duro, se planejar e procurar crescer de maneira concreta, os seus concorrentes vão fazer isso por você.
A importância da melhoria contínua
Devemos sempre procurar proporcionar aos nossos clientes uma experiência incrível e diferente do que nossos concorrentes oferecem, afinal é um grande diferencial de captação que faz toda a diferença. Minimizar erros, melhorar a produtividade e o atendimento fazem parte do que tange a eficiência da empresa, controlando esses fatores e sempre buscando melhorar, sem estagnação, pode-se dizer que o empreendedor está crescendo no rumo certo. Um negócio não é como um jogo de videogame, onde se arrisca e caso perca tudo, você tem outra chance.
Muitas das vezes uma decisão errada ou um erro crasso pode ser o ato final para encerramento das atividades, estes tipos de riscos e decisões são comuns de empreendedores que não possuem a paciência de esperar o tempo devido e a ordem natural das coisas, e acabam se apressando e se envolvendo em grandes problemas por conta de não conseguirem esperar. A melhor receita é a do dia a dia, do passo a passo, onde você consegue controlar e enxergar todas as etapas de crescimento da sua empresa, acertando, errando e aprendendo com o erro, fazendo de tudo para que não se repita e se antecipando à algumas situações previsíveis, pois quanto mais sólida a base for, menos impactada será por problemas externos e a chance de vida longa e próspera aumenta consideravelmente à medida que os erros ao empreender diminuem.
Conhecimento faz a diferença
Conhecimento é o fator que faz mais diferença em todos os negócios, ramos e oportunidades. Conhecimento se dá através da experiência, e experiência se dá ao longo dos momentos vividos durante a vida, uma escada de degraus longos e valiosos. Existem diversos materiais na internet, vídeos em diversas plataformas onde são compartilhados conhecimentos e histórias que ajudam demais ao longo da jornada de um negócio. Existem empreendedores que começaram do zero e hoje possuem fortalezas, existem outros que erraram e fecharam as portas diversas vezes, mas sempre ressurgem com ideias novas e mais experientes, dando certo muita das vezes em ramos totalmente diferentes, mas o que eles têm em comum é que nunca desistiram na primeira dificuldade.
Tenha sempre em mente que empreender não é fácil, busque conhecimento, pesquise, estude e dessa forma você obterá maior chance de sucesso, estando alerta aos erros e buscando melhorar, pois erros ao empreender sempre vão acontecer, as suas atitudes e decisões que vão dizer a direção no caminho da vitória.