Você sabe o que é razão social?
Empreendedores em começo de carreira, se deparam com uma série de nomes que nunca haviam visto antes, que começam a fazer parte da sua realidade como empresário. CNPJ, razão social, nome fantasia, EPP, ME, são tantas palavras distintas e com significados diferentes que podem causar confusão na cabeça de muita gente. Ao abrir a sua empresa, algumas decisões deverão ser tomadas, entre elas está a escolha da razão social, que nada mais é o nome jurídico, aquele que vai nos contratos e documentos oficiais da sua empresa, e isso acaba deixando muita gente na dúvida sobre o tema.
Vamos abordar o assunto razão social e tirar as principais dúvidas que rodeiam a cabeça do empreendedor, entenda as diferenças, a forma de escolha e a melhor forma de enquadramento dela .
Qual a utilidade da razão social da empresa?
Ao abrir uma empresa, você precisa entender e responder algumas questões, como o ramo de atuação, capital social, nome fantasia e razão social. Entender a diferença faz com que você tenha conhecimento necessário para tomar decisões corretas e estratégicas. Por exemplo, o nome fantasia será como as pessoas (clientes) conhecerão a sua empresa, o nome estampado em placas de publicidade, letreiros e demais ferramentas de comunicação visual. o Nome fantasia é o nome que fica ‘na boca do povo’, enquanto a razão social funciona de maneira diferente. A razão social, é o nome jurídico da empresa, que estará presente nos contratos, será conhecido pelos fornecedores, bancos e estará presente em documentos e até mesmo no cartão de crédito da empresa.
A razão social, é o nome que acompanhará a empresa, desde a junta comercial, ou cartório, identificando-a perante as demais, sendo protegida de cópias, assim como você não poderá copiar a de outras empresas. Portanto, a escolha da razão social é de extrema importância para o seu negócio, pois estará presente em diversos documentos, e será a forma mais fácil de identificação da sua empresa por quem quer que seja.
Como escolher uma razão social?
Escolher o nome jurídico da sua empresa não é uma tarefa fácil, visto que existem algumas particularidades que devem ser seguidas. Existem algumas dicas que podem facilitar no momento da escolha, portanto, dê uma conferida para que se torne mais fácil.
- Será obrigatório trazer o tipo de constituição legal, como MEI (microempreendedor individual), ME (microempresa), EPP (empresa de pequeno porte) ou LTDA (sociedade limitada).
- Ideal constar um termo ligado à àrea de atuação, como comércio, marketing ou internet; (não obrigatório)
- Ser totalmente único, e não ficar muito similar ao nome fantasia e razão social de outras empresas;
- Não utilizar nomes muito longos
- Ideal se o nome for ligado à atividade exercida pela empresa com fácil compreensão e assimilação por parte das pessoas
Todas essas dicas, sendo seguidas, farão com que você escolha a razão social perfeita para o seu negócio. Caso tenha dificuldade e não consiga pensar no melhor nome jurídico para o seu CNPJ, recorrer a um auxílio de uma contabilidade especializada pode te poupar tempo, além de aumentar o grau de assertividade necessária para esta escolha.
Algumas dúvidas comuns sobre razão social
Depois de escolher o nome jurídico da sua empresa, ou seja, a razão social, é hora de colocá-la de fato nos papéis oficiais. Se você for MEI, isto será feito no momento da abertura da empresa, no portal do empreendedor. Caso não seja MEI, será no cartório ou na junta comercial que será registrada, constando no contrato social, instrumento que garante os direitos dos empresários, constando as informações da empresa, como quotas dos sócios, informações em caso de dissolução entre outras de grande importância.
Outra dúvida que acompanha os empresários sobre razão social é: será que é possível realizar a troca da razão caso seja necessário? Sim, pode ser alterada, porém, isto demandará grande esforço e custo financeiro, pois todos os documentos cuja a razão social antiga consta, deverão ser desconsiderados, desta forma, a substituição deverá ser realizada. Para realizar a troca da , se dará pela junta comercial ou cartório, dependendo de como a empresa tenha sido aberta, sendo recomendado o auxílio de uma contabilidade especializada.
Como uma contabilidade pode me auxiliar na abertura da minha empresa?
Uma empresa de contabilidade especializada é a escolha correta para abertura do seu CNPJ, isto acontece pois o profissional contábil é extremamente qualificado para executar todo o processo de abertura da sua empresa, pois conhecem os caminhos mais rápidos e corretos para que a abertura aconteça da melhor maneira possível. Existem escolhas que somente um profissional de contabilidade pode validar como o melhor caminho para a sua empresa, portanto, não pense duas vezes antes de buscar este profissional de extrema importância nos meios empresariais. Razão social, pode ser apenas uma das dúvidas possíveis que surgem no momento da abertura da empresa, pois existem tantas outras mais simples ou mais complexas que devem ser levadas em consideração, logo, contar com uma empresa especializada, fará com que o caminho se torne mais fácil.