Quais são os tipos de empresa?
Abrir uma empresa é o momento que marca a entrada do empreendedor de fato no mercado de maneira formal, quando isso acontece, a receita federal consegue enxergar esta empresa e de fato ela passa a integrar a base de dados. Sabemos que muitos negócios começam de maneira informal, por causa da falta de conhecimento, dos custos, da fiscalização e das burocracias envolvidas no processo, mas abrir empresa é o correto a ser feito e mantém o empresário dentro da lei. Mas na hora de abrir empresa, o que é necessário? qual o tipo de empresa? Tudo depende do faturamento, do ramo de atuação entre outras informações relevantes.
Mas como saber qual é o certo a se fazer? O ideal é contar com o auxílio de uma empresa contábil, que está por dentro de todas as leis e possui experiência neste tipo de direcionamento. Falando especificamente de tipo de empresa, são vários os existentes, como por exemplo: Unipessoal, sociedade anônima, a recentemente extinta Eireli e a sociedade de responsabilidade limitada, que iremos tratar ao decorrer do texto.
Por quê abrir uma empresa LTDA?
Uma empresa limitada tem como característica principal o fato de ter que possuir dois ou mais sócios, ou seja, não é possível abrir este tipo de empresa de maneira independente. Os sócios participam da empresa através de cotas, mas trabalham de maneira integral para sucesso do negócio, e além disso um dos fatores que fazem da empresa limitada ser o tipo mais utilizado do país, é que fornece uma segurança muito grande aos sócios, uma vez que os bens de pessoa física ficam resguardados, limitando a responsabilidade dos sócios ao capital social da empresa, por isso o nome empresa de responsabilidade limitada. Mesmo com a divisão em cotas, independentemente se um sócio possui um valor menor que outro, cada sócio responde pelo valor total do capital social da empresa.
Capital Social é o valor investido que fica à disposição da empresa por cada um dos sócios, seja a soma de bens financeiros ou bens materiais, e no caso do tipo de empresa limitada, em caso de falência, ou qualquer tipo de dívida, os sócios estarão limitados a arcar até o montante do capital social, sem impactar em seu patrimônio pessoal, além disso, caso a empresa não tenha lucro, ou acumule prejuízo, este tipo de sociedade impede que os sócios façam retiradas, o que prejudicaria o bom funcionamento da empresa.
Quais as desvantagens de abrir uma empresa LTDA?
Como dito acima, o modelo de empresa LTDA é o mais utilizado do país, justamente pelas suas vantagens serem bem significativas, porém existem algumas particularidades que o empreendedor precisa saber sobre este tipo de empresa. Não há necessidade de um conselho fiscal, com isso, podem haver discordâncias e conflitos em eventuais tomadas de decisão, mas isso acaba sendo absolutamente normal em toda relação. Além disso, como já citado, mesmo que você tenha participação de 5.000 em uma empresa com capital social de 100 mil, você irá responder pelo montante de todo o capital investido pelos demais. Antigamente não se conseguia abrir uma empresa Ltda sozinho, isto é, se você não gostasse de lidar com outras pessoas em seus negócios pessoais, este tipo de empresa não seria para você, pois se trata de uma sociedade que deve ser composta por 2 ou mais pessoas. Mas isso mudou com a SLU (sociedade limitada unipessoal). Este tipo de sociedade limitada é uma novidade e permite que você abra uma empresa sozinho sem capital mínimo, como era exigido na empresa Eireli, que acabou ficando obsoleta.
O fato de não se exigir capital social mínimo para este tipo de empresa, faz com que os sócios devam entrar em acordo para que a empresa tenha o capital social adequado para poder funcionar no começo das atividades, uns podem querer mais alto, outros mais baixo por conta da responsabilidade, sendo assim, deverá existir conversas para comum acordo.
Não fique com dúvidas, busque uma contabilidade especializada!
Não saber realizar abertura de empresa, ou não entender sobre cotas, capital social, tipos de empresa nunca será o problema, pois existem profissionais qualificados e experientes dispostos a te orientar nessa missão. O que não podemos fazer é se aventurar em algo tão importante e de grande responsabilidade, colocando em risco algo promissor e extremamente produtivo que é uma abertura de empresa, pensada e bem planejada. Por isso, não importa qual seja o seu ramo, faturamento ou necessidade, busque uma empresa de contabilidade, pois certamente ela te guiará no caminho correto e dentro da lei, atendendo todas as exigências e suas expectativas.
O caminho para o sucesso é extremamente complicado, então nada mais justo do que focar no seu negócio enquanto as empresas contábeis cuidam de toda a parte burocrática. Tenha em mente que quanto mais certo for o caminho adotado, menos problemas você terá no futuro, e o tempo que você perderá tentando resolver problemas que poderiam ser evitados, fará com que você perca dinheiro e tempo, duas coisas que não se pode desprezar em um mundo movimentado e competitivo quanto vivemos hoje. Não titubeie e entre em contato com uma contabilidade que se preocupa com você e entende a importância do seu negócio.