Você sabe o que é pró labore?
Você empresario, que está começando no mundo do empreendedorismo, pode ser que nunca tenha escutado algumas expressões, ou nomes característicos desse novo mundo. Mas acalme-se, aos poucos com experiência você vai entendendo e se aprofundando, sendo possível cada vez mais, tomar decisões corretas e saber a melhor forma de agir em determinadas situações, que são super importantes para que a sua empresa esteja saudável e você pratique atos da melhor maneira dentro da lei. O pró labore, é como se fosse o ‘salário do sócio’, ou seja, uma remuneração pelo trabalho que o sócio desempenha na empresa, possuindo algumas características, cujo ideal, é que você compreenda e faça uso de maneira correta.
O pró labore é uma das formas de retirada de dinheiro da empresa por parte dos sócios, e essa retirada deve ser de pelo menos um salário mínimo, podendo incidir IR e incidindo INSS, inclusive, é a maneira principal por onde os sócios contribuem para o INSS por dentro da empresa. A retirada de pró labore é obrigatória pela lei, desde que o sócio tenha atividades diretas na empresa, como gestão ou qualquer outro tipo, exceto se ele seja apenas cotista e investidor, ou seja, não atua diretamente na empresa, apenas apostando dinheiro, fazendo investimento financeiro. Não existe teto para retirada de pró-labore e sua alíquota de INSS fica em 11% do valor retirado.
Qual a diferença entre distribuição de lucro e pró labore?
Existe outra forma comum de retirada de dinheiro da empresa por parte dos sócios, sendo a distribuição de lucro. Assim como o pró labore, é uma forma de ganho por parte dos sócios dessa empresa, mas eles possuem diferenças: O pró labore conforme comentado acima, é totalmente obrigatório àqueles que tenham atividade direta na empresa, já a distribuição de lucros não, pois cabe à própria organização essa decisão. Sobre o pró-labore ocorre contribuição previdenciária (INSS) e o imposto de renda (IR), já na distribuição de lucros é isenta de impostos e contribuições deste gênero. A distribuição de lucro, diferentemente do pró labore, não tem um mínimo estipulado, ou seja, qualquer valor pode ser distribuído, desde que a empresa não tenha tido prejuízo naquele período.
O Pró labore por sua vez também precisa ser retirado mensalmente, ou seja, tem que ter periodicidade, por outro lado, a distribuição de lucros não possui essa constância, sendo definido e decidido pela organização, quando for o melhor momento. Dito isso, cabe aos sócios saberem a diferença e decidir sobre a distribuição de lucro da empresa, entendendo os conceitos dessa forma de retirada e utilizando da melhor forma possível, para que a empresa não seja prejudicada.
Mais algumas informações sobre pró-labore
Até aqui você conseguiu entender melhor o conceito de pró-labore? Ficou mais fácil também entender sobre distribuição de lucros? Acredito que agora vocês consigam compreender e entender melhor cada um, bem como suas diferenças. Sendo assim, aqui vão mais algumas informações relevantes sobre pró-labore, que fazem pessoas se questionarem e são fatores de dúvidas por onde esses assuntos são abordados.
Você sabia que o pró-labore pode ser utilizado como comprovante de renda? Sim, com toda certeza, pois configura um recebimento recorrente e regular de renda, ou seja, mostra confiabilidade e segurança, assim como um salário recebido por um CLT, desta forma, você pode apresentar o contracheque de pró-labore como fonte de receita, comprovante de renda, quando for solicitado.
Você pode apenas receber a distribuição de lucros da empresa, isso acontece quando você participa apenas de maneira investidora no negócio, conforme falado acima, logo se você não atua na gestão, pode deixar o pró labore de lado e ficar apenas com a distribuição, mas o ideal é entender sempre o melhor cenário, para que você não seja prejudicado em situações futuras.
Outra informação é que o pró-labore pode ser retirado por mais de um sócio, não precisa apenas um sócio retirar, se tiver mais de um sócio atuando diretamente na empresa, ele, na verdade, fica obrigado a fazer essa retirada, então, caso você não esteja fazendo, busque auxílio do seu contador, pois o ideal é que isso já esteja ocorrendo na sua empresa.
Busque uma contabilidade que te dê o suporte devido
Se você está pensando em abrir sua própria empresa, ou se já tem um negócio em funcionamento, mas precisa de suporte na área contábil, convidamos você a conhecer os nossos planos. Nosso objetivo é ajudar empreendedores como você a alcançarem o sucesso nos negócios, fornecendo serviços personalizados que atendam às suas necessidades específicas. Com anos de experiência e conhecimento especializado em contabilidade para afiliados, nossa equipe de especialistas pode ajudar você a navegar pelo mundo burocrático dos tributos e facilitar a abertura da sua empresa.
Ao trabalhar conosco, você pode ter a certeza de que sua empresa está em boas mãos. Oferecemos uma ampla gama de serviços, além da abertura de empresas, planejamento tributário, fechamos a sua contabilidade mensalmente, bem como sua folha de pagamento, e mantemos sua empresa em dia com todas as obrigações, tudo isso com um atendimento humanizado e fala a sua língua. Importante frisar que todos os nossos direcionamentos e atuação estão conforme a lei, logo, mais uma vantagem é a tranquilidade de saber que não terá surpresas negativas, pois uma contabilidade de verdade sabe o que está fazendo, enquanto você poderá focar no que você realmente sabe fazer, enquanto sua empresa cresce cada vez mais. Entre em contato conosco e realize a abertura da empresa de maneira facilitada.