Relação de empresas no Brasil
Atualmente, aproximadamente 300 mil empresas abrem no Brasil por mês, um número muito positivo. Porém, precisamos entender porque as empresas quebram e como evitar, uma vez que aproximadamente 60% fecham as portas nos primeiros 05 anos de funcionamento. Existem diversos fatores para que isso aconteça, vamos abordar esse assunto de maneira clara e objetiva, para que você empreendedor, caso esteja no início da sua jornada, esteja atento a informações que com toda certeza vão te auxiliar.
Como dito anteriormente, no Brasil muitas empresas são abertas todos os dias, mas será que todos os empreendedores têm a experiência necessária para tirar seu sonho do papel e encarar a realidade do mundo empresarial? Será que todos se planejam e começam no momento oportuno, sem agir por impulso? Vamos entender ao longo do texto.
Principais erros de quem busca empreender
O porquê as empresas quebram e como evitar, vai muito além do apenas querer que dê certo. Força de vontade é muito importante, mas não garante êxito na jornada empreendedora. Uns dos principais erros cometidos por empreendedores são a falta de planejamento, isto é, agir sem antes pensar em como será a execução; não estudar as oportunidades do mercado, ou seja, se aventurar por achar uma atividade ou determinada área interessante, sem saber se de fato existem chances de sucesso no negócio; não ter uma estratégia ou não levar em consideração seus concorrentes, pois é importante saber como agir para se diferenciar e colocar um produto ou serviço competitivo; não mensurar quantidade de dinheiro necessárias também é um grande problema, pois quando os empreendedores não se planejam, acabam desistindo no meio do caminho ou adquirindo grandes dívidas.
Além dos exemplos citados acima, existem muitos outros, porém, existem algumas situações-base que devem ser observadas, pois são como pilares para que o seu negócio tenha chance de prosperar. Você não pode, por exemplo, ignorar feedbacks e opiniões de potenciais clientes, por isso, uma pesquisa de mercado sempre será bem-vinda, logo você vai entender as possibilidades e vai ter mais informações para agir e evitar que sua empresa quebre.
Principais ações para uma empresa forte no mercado
Uma das principais maneiras de posicionar no mercado uma marca forte é começando pelo planejamento, este planejamento inclui muita paciência e várias etapas. Isto não significa que não pode dar errado, mas você consegue antecipar problemas e ter soluções conhecidas, melhorando a sua expectativa. Antes de abrir um negócio, busque estudar sobre o produto ou serviço, concorrência, melhor localização, fornecedores, valores envolvidos, ou seja, tudo que possa envolver a estrutura da sua empresa, e com toda certeza, suas chances de sucesso aumentarão consistentemente. Mas você deve estar se perguntando: Como vou obter algumas dessas informações? Esta é a chave, pois se fosse fácil todos eram empreendedores bem sucedidos e é aí que entra a força de vontade.
Vá à rua, faça questionários, entreviste pessoas, visite concorrentes, observe, faça anotações, entre em contato com possíveis fornecedores e reúna o máximo de conteúdo possível para que você possa tomar uma decisão assertiva.
Não existe uma fórmula mágica do porquê as empresas quebram e como evitar, o que existe realmente são ações minimamente pensadas capazes de minimizar os riscos e antecipar os problemas, dessa forma, torna-se muito mais fácil iniciar um negócio de sucesso, e administrá-lo, uma vez que é de conhecimento do empreendedor tudo que compõe este mercado.
Porque algumas pessoas desistem de abrir negócios
Existem muitas razões pelas quais as pessoas desistem de abrir seus próprios negócios, ainda mais pelos grandes riscos envolvidos, sendo difícil evitar como quebrar, sem as informações devidas. Observe abaixo os principais motivos que fazem pessoas desistirem de abrir seus negócios:
Medo do fracasso: Algumas pessoas têm medo de fracassar em seus negócios e preferem não arriscar perder dinheiro ou reputação;
Falta de recursos financeiros: Abrir um negócio pode exigir muito dinheiro, e muitas pessoas simplesmente não têm os recursos financeiros para fazê-lo;
Falta de habilidades e experiência: Para ser bem-sucedido em seus negócios, é importante ter as habilidades e a experiência necessárias para gerenciá-los. Algumas pessoas podem não ter essas habilidades e experiências, o que as faz hesitar em abrir seus próprios negócios;
Falta de tempo: Abrir um negócio exige tempo e dedicação, o que pode ser difícil para pessoas que já têm outras responsabilidades, como trabalho em período integral ou cuidados familiares;
Problemas pessoais: Problemas pessoais, como problemas de saúde, problemas familiares ou financeiros, podem fazer com que as pessoas desistam de abrir seus próprios negócios.
Falta de suporte: Abrir um negócio pode ser solitário, e algumas pessoas podem não ter o suporte emocional ou financeiro necessário de amigos e familiares.
Concorrência forte: Algumas pessoas podem desistir de abrir seus próprios negócios porque percebem que há muita concorrência no mercado e acham que não serão capazes de competir com outras empresas.
Mudança de prioridades: As prioridades das pessoas podem mudar ao longo do tempo, e elas podem decidir que abrir um negócio não é mais uma prioridade para elas.
Ao compreender esses desafios e trabalhar para superá-los, as pessoas podem aumentar suas chances de sucesso ao abrir seus próprios negócios.
Busque uma contabilidade especializada
Agora que você leu no blog da GG diversas dicas e conseguiu se planejar, suas chances automaticamente aumentaram, logo a sua empresa começa a se afastar das porcentagens péssimas que divulgamos no primeiro parágrafo deste texto. Após o seu planejamento, chegou a hora de tirar os planos do papel, de executar a abertura da sua empresa da melhor maneira possível, pois você não se preparou para que as coisas aconteçam de qualquer maneira, logo no ato de abertura. O próximo passo é buscar informações com quem realmente entende do assunto, e sem dúvidas alguma este profissional é um contador. Busque uma empresa de contabilidade que tenha experiência neste mercado e com toda certeza irá complementar seu estudo de mercado, com informações de relevância fiscal e experiência de quem já passou por este processo milhares de vezes.
Certamente, tirar os planos do papel é parte dificílima, pois geram insegurança pelas incertezas que existem pela frente, além do lado financeiro, que pesa muito em todas as decisões. Muitas das vezes pessoas deixam de fazer dar certo porque acabam preferindo não se arriscar, mal sabendo que o risco separa aqueles que dão certo, daqueles que nunca souberam o que teria acontecido. Portanto, seja diferente, tenha foco nos seus objetivos e busque sempre por ele, que nós da GG Contabilidade iremos fazer o possível para transformá-lo em realidade, proporcionando segurança e contábil enquanto você cuida do que mais sabe fazer.