Primeiros passos para abertura de empresa
Grande parte das pessoas sonham em abrir o seu próprio negócio, e os motivos são os mais variados possíveis, desde o sonho de não ter chefe, fazer seu próprio horário, ganhos ilimitados, dentre outras possibilidades. Mas o que muita gente não sabe, é que abrir uma empresa, ou fazê-la prosperar envolve muito trabalho árduo, dedicação, planejamento e organização. Muitos negócios iniciam de maneira informal, aquela primeira tentativa de fazer acontecer, fazer dar certo, alguns ficam pelo caminho e outros começam a ganhar forma e se tornam potenciais fonte de renda aos seus donos. É chegado o momento em que esses negócios precisam se regularizar, a fim de estar dentro das leis brasileiras evitando problemas com a receita federal.
O MEI (micro empreendedor individual), foi criado justamente para facilitar e tirar pequenos empreendedores da ilegalidade, oferecendo simplicidade e baixos impostos para que essas pessoas cada vez mais busquem o caminho certo, evitando a sonegação de impostos. Para o MEI existem algumas regras e valores estabelecidos, e para algumas empresas dependendo da atividade, o MEI também não é devido. Quando se ‘estoura’ o limite do MEI ou quando sua empresa não cumpre os requisitos necessários para participar do programa, o certo a se fazer é uma abertura de empresa, ou no caso do MEI, uma transformação. Entenda como fazemos a abertura da sua empresa.
A abertura da empresa demanda conhecimento
Abrir uma empresa não é tão simples como se pensa, é um trabalho que envolve muitas etapas e bastante responsabilidade, pois envolve investimento de uma ou mais partes e muita das vezes se trata do sonho de algumas pessoas. É muito importante que o procedimento de abertura de empresa seja feito por um profissional capacitado, que entende do assunto, pois cada processo envolve decisões e escolhas que vão impactar a sua empresa ao decorrer do tempo de vida dela. Assim como um engenheiro é o profissional correto para erguer uma casa de maneira que não haja problemas, o contador é o profissional capacitado para fazer a abertura. Diversas empresas de contabilidade realizam este serviço, que é bastante recorrente entre os assuntos tratados entre clientes, tornando este profissional cada vez mais experiente e apto a fazer estas escolhas.
Ao contratar o serviço de uma contabilidade para realizar a abertura de sua empresa, você deve entender o verdadeiro valor do serviço que será prestado, pois como dito acima não é uma tarefa simples. Em uma reunião você irá explicar todos os seus planos, previsão de faturamento, maneira de trabalhar, entre outras informações necessárias, e com ela o contador vai avaliar a melhor maneira de executar a abertura da sua empresa, já pensando a médio e longo prazo, pois no nascimento da empresa que a base deve ser consolidada para evitar custos desnecessários futuramente.
Enxergando o verdadeiro valor da prestação de serviço
Após recolher as informações relevantes dos sócios, o contador fará uma análise para identificar as melhores condições de enquadramento tributário da empresa, isto é, o regime de tributação que melhor se encaixa dentro do panorama da empresa. É feita a viabilidade do local onde é avaliado se o lugar escolhido é permitido exercer a atividade proposta, em seguida é feita a viabilidade do nome, onde é averiguado se o nome pode ser utilizado, pois a Junta Comercial não permite 02 empresas com o mesmo nome dentro do mesmo estado. Logo após as viabilidades, é iniciada a confecção do contrato social, documento que formaliza os direitos e deveres dos sócios e o tipo de empresa que está sendo aberta. Nesta etapa, algumas decisões e informações já devem ser tomadas, pois ficará em contrato, o nome dos sócios, capital social, endereço, as cotas de administração, informações sobre lucro e pró-labore, imagine uma pessoa que não tem experiência fazendo este tipo de escolhas? Após o deferimento do contrato social é imprescindível a solicitação do cartão CNPJ que compreende outras informações como nome, data de abertura, tipo da empresa, situação cadastral, entre outras informações, com o contrato e CNPJ, sua empresa estará aberta.
Mas não pense que acabou, com a empresa aberta, inicia-se as etapas das inscrições estaduais (caso seja necessário) e municipais, bem como a solicitação do alvará de funcionamento, que depende de outras etapas e normas a serem cumpridas. Alguns documentos exigidos para a solicitação do alvará são o laudo do bombeiro, atestando a segurança do local, CNPJ, contrato social entre outras comprovações. Em caso de comércio deve ser solicitada a inscrição estadual e em ambos os casos a inscrição municipal, que estão totalmente ligadas a regularização com o município e a possibilidade de emitir notas fiscais. Além disso, deve ser visto a necessidade de certificação digital, necessária para envio das declarações, agindo como identidade da empresa perante o fisco.
Busque uma contabilidade especializada
Você deve ter percebido que o trabalho realizado para abertura de empresa não é nem um pouco simples, sendo que no parágrafo acima, foi extremamente resumido. Sendo uma coisa de extrema responsabilidade e importância para as partes envolvidas, você teria coragem de arriscar o projeto de vida, com pessoas curiosas que não entendem verdadeiramente do negócio? Valorize o trabalho que uma contabilidade especializada faz, pois ela possui a resposta para todas as suas dúvidas e os melhores caminhos para que o seu negócio esteja devidamente enquadrado. Não economize, ou muito menos busque caminhos alternativos para este tipo de procedimento, pois em caso de erros, os custos podem ser muito maiores, podendo acarretar inclusive encerramento das atividades.
O contador estará de braços abertos para que você conte a sua história e a transforme cada vez mais em um caso de sucesso, pois é papel da contabilidade guiar os empresários e mostrar os melhores caminhos para a realização deste grande sonho, de empreender e potencializar o futuro do empreendimento, minimizando os riscos aumentando as chances de retorno financeiro.