O que é uma empresa inativa?
Existem momentos na vida que nos fazem repensar e muita das vezes ‘frear’ as coisas, para que possamos pensar e traçar estratégias. Principalmente no momento atual em que vivemos onde existem muitas incertezas e a economia não está tão pulsante como deveria, afinal existem guerras acontecendo pelo mundo, estamos passando por uma pandemia e o cenário é de instabilidade. Para as pessoas que possuem empresa as coisas não são diferentes, pois existem momentos de reavaliar tudo que está acontecendo antes de executar os próximos passos. Quando a empresa está com dívidas, não tem a previsão de faturar o suficiente para quitá-las ou para sustentar-se diante das próprias forças, existe uma forma de evitar que ela absorva novos débitos, transformando-a em inativa.
Geralmente os empresários que optam em deixar a sua empresa inativa, estão passando por problemas financeiros que estão o impedindo de continuar, ou até mesmo de encerrar a empresa, pois para que a baixa seja sacramentada, os débitos devem ser quitados, portanto a escolha da inativação do CNPJ se dá como luz no fim do túnel. Ao decorrer do texto vamos falar sobre esta situação de empresa inativa, que mesmo com esse ‘status’, possui obrigações ao decorrer do ano.
Quais são as obrigações de uma empresa inativa?
Quando se escolhe inativar as empresas, deve-se ter ciência que o procedimento é o ideal para curto e médio prazo, não sendo ideal mantê-la assim por longo período, justamente porque mesmo a empresa inativa possui obrigações anuais a serem transmitidas ao governo, além das suas dívidas atuais não sumirem, a inativação é para evitar que novas pendências apareçam, pois com o status de inativa significa que ela está sem movimento, logo tributos novos não serão gerados para seu CNPJ. A dica para inativação é justamente paralisar a empresa até que se ganhe fôlego para conseguir pagar as pendências a fim de realizar a baixa, ou até mesmo para que as coisas voltem ao rumo positivo até que seja possível retomar a empresa no caminho do lucro.
É muito importante que sua empresa seja acompanhada por um profissional da área, ou seja um contador, pois se as obrigações necessárias não forem transmitidas, mesmo inativa ela acumulará problemas e a inativação não servirá de nada. Algumas das obrigações da sua empresa mesmo com o status de inativa são:
– GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social)
1° entrega feita em Janeiro e a 2° em Dezembro
Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
– RAIS – Relação Anual de Informações Sociais – Negativa
Escriturações fiscais.
– DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) – Se não for entregue, haverá pena de multa
Entre outras que dependem principalmente da atividade econômica da sua empresa, portanto o ideal é não esquecer a empresa, pois as pendências podem se transformar em uma grande bola de neve.
O que acontece se eu ignorar as pendências da minha empresa?
Você possui débitos e pendências de declaração em sua empresa e resolveu inativa-la temporariamente para evitar maiores problemas, mas o que acontece se você não continuar cuidando dos débitos e pendências existentes? Como dito anteriormente, é muito perigoso achar que se pode largar a empresa inativa de lado, muito pelo contrário, pois o problema que está tentando ser evitado com inativação pode acabar sendo maximizado, e impactar ainda mais o seu cenário de vida. Caso não seja feito um plano para quitar as pendências antigas e a empresa fique ‘largada’ sem enviar as obrigações anuais, multas serão geradas e somadas, tornando a sua empresa cada vez mais inviável e difícil de ser baixada ou recuperada.
As pendências, dívidas e obrigações da empresa quando ignoradas, geram impactos significativos na vida de seus sócios. Isto acontece pois as dívidas não somem, elas se acumulam e a receita federal começará a buscar novos meios de fazer você quitá-las. Um destes meios utilizados pela receita federal é transferindo a dívida para o CPF do empresário, o que acaba inativando o seu nome e fazendo com que ele tenha problemas como pessoa física, e caso a pessoa não procure resolver os débitos em seu CPF, o mesmo poderá ser bloqueado, com isso, os cartões e qualquer possibilidade de compra, saque, entre outras sanções aplicadas, dificultando bastante a vida do cidadão.
Conte com uma contabilidade especializada
Uma das maiores qualidades que uma empresa prestadora de serviço e uma pessoa pode ter é a proatividade. No caso de uma contabilidade especializada essa proatividade se dá principalmente pela vontade de prestar um serviço de qualidade, onde o cliente é surpreendido pelas ações realizadas, gerando satisfação de ambas as partes. Uma empresa séria e dedicada sempre se preocupa com o atendimento que esse cliente recebe, e se organiza para que o mesmo não fique horas esperando para ser atendido, cuida da linguagem utilizada com ele para melhor entendimento e soluciona suas dúvidas. O principal papel da contabilidade é manter as obrigações em dia e o empresário informado sobre tudo que acontece em sua empresa.
Os envios dos impostos fiscais e de folha de pagamento ocorrem sempre com a antecedência necessária para que haja melhor organização gerencial, evitando também juros e multas, além disso, o uso da tecnologia é indispensável, pois uma contabilidade especializada, investe de maneira que, os processos internos sejam sempre melhorados e o cliente seja beneficiado, com as automatizações que agilizam o trabalho e fornece lembretes e relatórios para que nenhum cliente fique para trás.
Se você possui uma empresa inativa, ou deseja tomar.