Colhendo os frutos de uma nova Itaipuaçu
Itaipuaçu se transformou em uma região extremamente provedora de oportunidades, a partir do momento em que os investimentos estão sendo feitos na cidade, oriunda de toda a arrecadação dos royalties do petróleo, que estão sendo muito bem distribuídos, deixando a cidade cada vez mais encantadora e convidativa, com diversos programas de incentivo a qualidade de vida, distribuição de renda, incentivos a educação entre outras ações que beneficiam quem habita a região. Além disso, como Maricá é uma das cidades mais bem faladas do estado do Rio de Janeiro, muitas pessoas estão migrando, se tornando moradores de itaipuaçu, o que demanda novo comércios e prestação de serviços, gerando cada vez mais emprego, oportunidades e aquecendo a economia local.
Um dos ramos que mais se fortaleceram com toda a evolução estrutural de Itaipuaçu e Maricá, foi o ramo da construção e venda de imóveis. Como a demanda de pessoas que visam morar nesta região aumenta cada vez mais, a procura por casas está totalmente aquecida, e quem está envolvido com investimentos ligados a construção e revenda, está lucrando bastante e aproveitando as oportunidades do mercado aquecido, porém, existem cuidados que devem ser tomados para minimizar alguns riscos. Está começando a construir em Itaipuaçu? Conheça os principais riscos.
Quais os principais riscos envolvidos no negócio?
Todos os negócios, ramos e setores possuem riscos, isso é normal e todo mundo sabe, porém o ramo da construção e investimentos em imóveis envolvem muito dinheiro e esses riscos acabam sendo maximizados. Desde a compra de um terreno, até a parte de documentação, limpeza, terraplanagem, até o início da obra em si, já terá sido gasto, uma quantia considerável, mas imagina depois deste investimento você descobrir que foi vítima de um golpe, e o terreno comprado não era de quem lhe vendeu de fato? Você acabou perdendo o seu dinheiro e o tempo investido e o golpista já deve estar longe há muito tempo, infelizmente esses golpes não são tão raros e em uma região onde o número de transações imobiliárias são altas, ocorrem com frequência.
Para que se evitem riscos de fraude, estelionato, falsidade ideológica, o ideal é sempre procurar desconfiar de preço muito abaixo do padrão de mercado, buscar saber mais informações sobre o
vendedor, checar a documentação em cartório, confirmar o dono da propriedade na prefeitura, para depois de todas as informações estarem de acordo começar qualquer tipo de negociação. Evite também, qualquer tipo de pagamento de sinais, assinatura promissórias, ou qualquer tipo de papel que te comprometa, antes de checar todas as informações. Lembre-se os golpistas são especialistas e irão fazer de tudo para provar que está tudo correto e legalizado por parte deles.
Que outros tipos de riscos podem ocorrer para quem vai construir?
Em itaipuaçu, existem muitos terrenos e casas, chamadas de ‘posses’, estas posses são propriedades que não possuem documentação. Alguém simplesmente entrou e se apossou daquela localidade, podendo permanecer ali por anos, passando de geração em geração pela família. Por não terem registro, é comum que quando esses posseiros queiram se desfazer do terreno ou imóvel, colocarem o preço muito abaixo do que se é praticado no mercado, isso acaba chamando a atenção diretamente de investidores, que miram esse baixo custo idealizando um retorno financeiro alto no momento de uma construção para revenda.
Outro risco que quem constrói deve se atentar é sobre a circulação financeira de valores de terceiros em sua própria conta corrente. É comum que investidores paguem construtores para executar obras em itaipuaçu, sendo assim, o construtor recebe mensalmente ou semanalmente altos valores financeiros, que tem a finalidade de pagar materiais de construção, gastos com pessoal, sendo 90% daquele dinheiro de outras pessoas, caso não se tome cuidado, o construtor poderá ser tributado e deverá explicar a origem das movimentações. Por isso o correto é guardar todas as notas fiscais de compra, recibos de pagamentos e estar sempre organizado em relação a todos esses deslocamentos financeiros, para que não acabe sendo surpreendido negativamente.
Como evitar fraudes e problemas com o fisco?
A maior dica de todas é estar sempre agindo conforme a lei, exigindo as documentações necessárias no momento de realizar alguma compra, estar checando as documentações e comprovando a originalidade nos órgãos responsáveis, desconfiar de preços muito abaixo do mercado e não buscar alternativas para burlar a lei nem seus possíveis e futuros compradores. É importante também estar legalizado como construtor, tanto na parte técnica da profissão, quanto como pessoa jurídica, com empresa aberta, tendo CNPJ e emitindo notas fiscais, bem como exigindo no momento de realizar qualquer tipo de compra de materiais.
É interessante também contar com um contador especializado para que a sua empresa esteja ativa, pagando todos os tributos necessários e enviando todas as declarações obrigatórias, além disso, este será o profissional adequado para lhe aconselhar sobre a organização financeira sobre o recebimento de valores de terceiro e aplicações na obra, de maneira que você fique despreocupado de ser taxado e ter que prestar contas sem fatos e dados para apresentar. Uma contabilidade especializada pode dar todo apoio e suporte necessários para que você possa focar na sua especialidade, enquanto as outras partes que também são fundamentais, vão sendo organizadas. Se você está começando a construir e ainda tem dúvidas sobre os riscos envolvidos no negócio, pesquise, estude e busque ajuda de uma contabilidade especializada para te auxiliar, pois será um diferencial incrível no potencial futuro do seu negócio.